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terça-feira, 3 de maio de 2011

Sites de compras coletivas regionais fazem sucesso em São João del-Rei

Ana Pessoa Santos e Renato Brunelli
Para o blog Jornalismo Online

Paulo Henrique Fazzion, proprietário do Minas Desconto.
Foto: Ana Pessoa Santos
Os sites de compras coletivas já existem há algum tempo, mas recentemente, empreendedores de São João del-Rei e região começaram a investir neste ramo, enfocando principalmente o mercado local. Atualmente, a cidade possui cinco sites, que oferecem descontos que variam entre 40 e 75% em diversos produtos e serviços. Para a mestranda em Letras,  Hellem Cristina de Oliveira Guimarães, “o grande atrativo das compras coletivas é o excelente desconto oferecido, no entanto, não se pode descartar que a possibilidade de conhecer lugares novos também é bastante interessante”.
“As compras coletivas possibilitam que mais pessoas frequentem estes estabelecimentos e assim acabam divulgando seus negócios”, diz a economista Daniela Almeida Raposo Torres. Paulo Braga, proprietário da academia Performace, comenta que “o fato dos sites estimularem o comércio e a inclusão de pessoas que estão fora do mercado, chamou muito a atenção”. Ele conta ainda que “repetimos a promoção porque tivemos um retorno muito grande”.
Paulo Henrique Fazzion, proprietário do um dos sites que atuam em São João del-Rei, o Minas Descontos, conta que a adesão foi melhor do que o esperado, mas que ainda existe o medo da compra pela internet. “Tivemos algumas vendas que as pessoas não chegaram a finalizar, pois não efetuaram o pagamento”, diz. Já Isabel Braga, relações públicas do Clube Real, conta que a equipe encontrou resistência por parte dos fornecedores, mas que aos poucos estão conseguindo mudar esta visão. “Muitos enxergavam a possibilidade de parceria como prejuízo e não como oportunidade e investimento em marketing”, diz.
Guimarães, que comprou uma pizza e um crepe em uma oferta no Alkateia, acredita que “as pessoas que oferecem esses serviços preocupam-se em tratar muito bem seus clientes para torná-los assíduos”. Sobre o atendimento, Torres ressalta que “os estabelecimentos devem ficar atentos a atender bem este público, pois a propaganda boca a boca vale muito mais do que qualquer outra”.
Apesar das vantagens oferecidas pelas compras na internet, “o consumidor deve sempre atentar para a loja que coloca o produto/serviço à venda; procurar saber se o site é confiável, se há endereço (físico) da empresa, telefone, CNPJ; a forma de pagamento, evitando fornecer dados do cartão de crédito, senhas bancárias”, diz a defensora pública Luciana Mourão Rezende. Ela ainda adverte que os estabelecimentos “devem analisar se o site de compra coletiva é confiável e se existem outras empresas participantes conhecidas”.
 “Caso o consumidor adquira um produto ou contrate um serviço e não o receba, deve, em primeiro lugar, entrar em contato com a empresa, preferencialmente pela via escrita (e-mail, carta) para reclamar diretamente e caso não obtenha resposta, deve procurar os Juizados Especiais para exigir o produto/serviço ou o dinheiro de volta, cumulado com indenização” diz Rezende. Ela ainda ressalta que “para valores de até 20 salários mínimos, o próprio consumidor poderá efetuar a reclamação, independentemente de Defensor Público ou advogado, nos termos da lei 9.099/95”.

Compras Coletivas
Os sites de compras coletivas surgiram em 2008 nos Estados Unidos, mas só chegaram ao Brasil em 2010, através das ações da empresa americana Groupon, que começou atuando em São Paulo. Oprimeiro site totalmente brasileiro foi o Peixe Urbano que já exerce suas atividades em mais de 80 cidades. Hoje, existem também os sites agregadores, que reúnem as informações das ofertas dos principais sites de compras coletivas, facilitando a visualização pelos clientes.
Logo após a negociação com os parceiros, a oferta é disponibilizada no site por tempo determinado. É informado ao consumidor o produto ou serviço oferecido, o preço, o desconto e o tempo de validade do cupom, além de outras informações importantes. Depois que a pessoa efetua o pagamento, ela recebe um cupom ou um código, que deve ser levado ao estabelecimento, quando for utilizar o serviço ou retirar o produto adquirido.
A divulgação das ofertas geralmente é feita através de redes sociais como Facebook, Twitter e Orkut, além do envio de newsletter para o e-mail das pessoas cadastradas. Isabel Braga conta que “buscamos, a cada dia, fortalecer os meios de divulgação existentes e agregar novos meios, para, a cada dia, alcançar mais usuários e parceiros”.
Os produtos variam, assim como os descontos. São oferecidos tratamento dentário, porções em bares e restaurantes, diárias em hotéis e pousadas, lavagem de carro, curso de inglês e serviços em salões de beleza, entre outros.
A estudante de Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei Raquel Ramos fala da sua experiência em um site de compras coletivas:


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