Páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Curso de Comunicação Social da UFSJ lança agência de notícias regional

 Ana Pessoa Santos e Renato Brunelli Caldas
Colaboração: Luis Gustavo Santos e Violeta Cunha
Para o blog Jornalismo Online


Foto: Ana Pessoa Santos
O jornalismo da região das Vertentes ganhou força na última segunda-feira, 23.  Em uma solenidade no Anfiteatro do Campus Tancredo de Almeida Neves (CTAN), o curso de Comunicação Social da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) lançou a Vertentes Agência de Notícias (VAN). Na mesma ocasião, iniciou-se um concurso para a criação da logomarca da mesma.

O evento contou com a presença do reitor da UFSJ Helvécio Luiz Reis, da Diretora de Assuntos Comunitários Thelma Valéria de Resende, do coordenador do curso de Comunicação Social Jairo Faria Mendes, da coordenadora do projeto professora Filomena Maria Avelina Bomfim, da editora da Agência professora Luciene Tófoli e do sub-editor de internacional do jornal Estado de São Paulo, Cristiano Dias Barbosa.

Segundo a professora Filomena, “a intenção é que ela seja uma agência regional com angulação internacional”. O projeto tem como objetivo valorizar o jornalismo regional e estimular a produção de informações locais, dar suporte aos jornais da região, fazer a angulação de fatos internacionais para a realidade local, estimular a cultura local e o reconhecimento de sua identidade, e proporcionar a prática jornalística aos alunos vinculados às disciplinas Jornalismo Internacional e Jornalismo Regional.
A ideia de montar uma agência de notícias regional surgiu no ano passado, quando a primeira turma do curso de Comunicação Social da UFSJ cursou a disciplina Jornalismo Internacional com a professora Filomena. Na época, uma parceria com o Jornal das Lajes possibilitou a divulgação da agência através de um link no site do periódico de Resende Costa.

A partir de agora, a VAN é reconhecida oficialmente como um projeto voluntário de extensão da UFSJ e ganhará um site próprio após a criação de sua logomarca. “É um momento de muita satisfação para a Pró-Reitoria de Extensão. O projeto não foi agraciado com bolsa e mesmo assim a professora o desenvolveu”, comenta Thelma. Ela ainda ressalta que o projeto irá gerar várias oportunidades extracurriculares aos alunos.

O reitor da UFSJ ressaltou a importância do projeto. Segundo ele, é fundamental que os fatos que acontecem na universidade e na região também sejam divulgados. Ele aproveitou a oportunidade para dizer que o Consórcio das Universidades Federais Sul-Sudeste de Minas, do qual a UFSJ participa, receberá R$ 20 milhões do Governo Federal.

Concurso
O concurso para criação da logomarca da VAN é aberto a todos os alunos de Jornalismo da UFSJ. Aqueles que se interessarem em participar devem entregar um CD ou DVD da imagem em arte final até o dia 30 de junho na sala 2.01 RE no CTAN, de 18h às 19h. “A intenção desta logomarca é que ela reflita exatamente toda a idealização que a agência de notícias traz”, destacou a professora Luciene Tófoli, editora da agência.

O resultado será divulgado no dia 16 de agosto e os três primeiros colocados serão premiados. O primeiro colocado será contemplado com uma visita à redação do jornal Estado de São Paulo. O segundo lugar ganhará um curso online no site Comunique-se, e o terceiro receberá um livro.

O jornalista Cristiano Dias Barbosa em sua fala
Foto: Ana Pessoa Santos
Jornalismo Internacional
No lançamento da VAN, o jornalista Cristiano Dias Barbosa, falou sobre sua experiência com o jornalismo internacional. Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Cristiano destacou que um dos grandes desafios para quem trabalha no setor é a segurança. Como a maioria dos correspondentes está em outros países e, normalmente, cobre situações de conflito, como guerras, revoltas, é preciso saber aonde ir e com quem conversar. Há muitos casos de jornalistas seqüestrados e até mortos durante as reportagens.

Dentre as dificuldades, o jornalista citou a de encontrar fontes para as matérias. “É difícil fazer as fontes da estaca zero em um lugar que você nunca esteve antes”, disse. Cristiano observou também que é essencial o conhecimento de outras línguas e também de história, principalmente da contemporânea, o que ajuda a entender muito sobre do que acontece na conjuntura internacional.

Sobre a verticalização da cobertura, o sub-editor frisou que há uma visão eurocêntrica do mundo. Segundo ele, se houver um acidente num país europeu com sete mortos e um terremoto no oriente com mais de cem vítimas, o primeiro será manchete.

Cristiano Dias Barbosa começou sua carreira no jornal O Tempo, em Belo Horizonte. Trabalhou nas revistas Vogue, Quatro Rodas, Veja, Trip, Playboy, entre outras. Atualmente, ele é subeditor de internacional do jornal O Estado de São Paulo. 

Consórcio das Universidades
O reitor aproveitou o momento para anunciar que o Governo Federal investirá no Consórcio das Universidades do Sul-Sudeste de Minas R$20 milhões além do que cada instituição já recebe e que a cidade de Caxambú seria a sede administrativa. O consórcio reúne sete universidades federais do estado, a UFJF de Juiz de Fora, a UFV de Viçosa, a UFLA de Lavras, a Unifal de Alfenas, a Unifei de Itajubá, a UFSJ de São João del-Rei e a UFOP de Ouro Preto e tem como objetivo principal facilitar a mobilidade da comunidade acadêmica entre as instituições.


Assista a trechos da palestra aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...