Páginas

terça-feira, 14 de julho de 2009

Para refletir..

Estou aqui assistindo ao Programa do Jô, que eu adoro, e ele começou hoje falando de definições de doenças por alunos. Olhem só algumas das barbaridades:

"Febre tifóide é aquela febre que ou você cura ou ela te foide."
"Febre amarela só dá em japonês."
"Hosteoporose é a doença que começa nos ossos e termina nos poros."

Isso me fez lembrar das Pérolas do Enem, então fui dar uma olhada nas do ano passado. Tem algumas que é difícil de acreditar como as pessoas escreveram aquilo. Podemos até dividir as passagens em seções.

Humor:
"A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu."
"Explorar sem atingir árvores sedentárias."
"A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo."

Confusão com o significado das palavras:
"A amazônia tem valor ambiental ilastimável."
"O problema da amazônia tem percusão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta."

Pleonasmos:
"Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar o planeta."
"Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta."
"O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação."
"Temos que criar leis legais contra isso."

Diante desta situação, me pergunto se eu também não estaria escrevendo assim se não tivesse estudado em uma escola particular. Infelizmente, a educação pública do nosso país deixa muito a desejar. São poucas as excessões de escolas do governo que cumprem o papel de levar o conhecimento de forma satisfatória aos seus alunos.
Creio que o mal deve ser cortado pela raíz. Não adianta criar cotas nas universidades sem melhorar o ensino nas escolas, sou a favor da educação de qualidade desde o ensino fundamental para todos.

É por essas e outras, que acho que os políticos deviam estar mais preocupados em melhorar áreas como a educação, a saúde e o transporte público ao invés de invalidar o diploma de jornalismo..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...