Páginas

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Queda do diploma de jornalismo.




Quando encontro as pessoas aqui em Paracatu nestas férias, sempre tem duas perguntas que elas me fazem. Se estou gostando do curso e como vai ficar agora com esse "trem" do diploma de Jornalismo. Estou amando o curso, porém fico até sem palavras para expressar a minha REVOLTA pela queda do diploma de Jornalismo, e é esta a palavra que uso para respondê-las.

Acredito que para que a informação de qualidade chegue ao público, é necessário sim a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Transformar fato em notícia não é simplesmente escrever ou falar na frente de uma câmera. É necessário o conhecimento da teoria, da estrutura do lead e da pirâmide invertida por exemplo. Na teoria, já sou Jornalista, mas não me considero apta para exercer a profissão por falta de conhecimentos teóricos, uma vez que cursei somente o primeiro período.
Confesso, que no primeiro momento, me senti muito desmotivada a continuar cursando Jornalismo na UFSJ, mas agora me sinto um pouco mais tranquilizada depois de conversar com os professores e ver depoimentos de outras pessoas sobre o assunto. Acredita-se que com a decisão do STF, o ensino do Jornalismo no Brasil será melhor, e que as empresas continuaram exigindo o diploma. Porém, o que resta agora é esperar a poeira assentar um pouco para saber como realmente ficará o mercado e, enquanto isso, expor a nossa opinião e promover manifestações na tentativa da regulamentação do diploma.
Para finalizar, vou deixar aqui uma passagem que li no orkut do Rômer que estuda comigo. "Diploma de Jornalista é igual ao tema da Norminha da novela das 8: Você não vale nada mais eu gosto de você!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...