Páginas

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Resenha do filme "O Custo da Coragem"


Ficha técnica:

Título original: Veronica Guerin
Diretor: Joel Schumacher
Gênero: Drama
Duração: 98 min
Ano:2003

O Custo da Coragem
é baseado em fatos reais e fala da jornalista Verônica Guerin que trabalhava no jornal Sunday Independent e começou a investigar por conta própria o tráfico de drogas em Dublin na Irlanda.

O filme começa com o assassinato da jornalista em 1996 e volta dois anos para começar a contar a história. Após visitar um bairro de Dublin e ver que os traficantes viciavam as crianças porque a polícia não poderia tocar nelas, ela se sente na obrigação de fazer algo para mudar aquela realidade. Desde então, ela começou a investigar o crime organizado e a escrever sobre o que descobria no jornal onde trabalhava. No início, foi acusada por seus colegas de trabalho de tratar boatos como fatos por não checar a veracidade deles.

Por estar chegando cada vez mais perto da verdade, ela leva um tiro na perna em um atentado como uma tentativa de silenciá-la por causa dos artigos que escreveu, começa a ter proteção policial 24 horas por dia, mas mesmo assim não desiste de continuar suas investigações. Entrega pessoalmente cartas para pessoas que poderiam ser o mandante do atentado que ela sofreu com a pergunta “Foi você o responsável pelo ataque?”.

Ao tentar buscar mais informações, ela vai até o rancho de Gilligan e faz perguntas muito diretas a ele e mais uma vez sofre as conseqüências por investigar sozinha os fatos. Gilligan bate nela e a expulsa do rancho. Ele ameaça a ela e a seu filho e depois tenta compra-la para que ela não preste queixa na polícia contra ele porém ela não se corrompe. Afirma que seria pior para ela e para o jornalismo se ela ou qualquer jornalista se intimidasse.

John Traynor, conta para Verônica que quem atirou em sua perna foi Gerry Hutch. Traynor era a maior fonte da jornalista, porém também estava envolvido com o crime organizado e foi quem avisou a Gilligan onde ela estaria no dia em que este organiza o segundo atentado contra ela, este, enquanto ela dirigia, e fatal em 26 de junho e 1996.

A morte de Verônica mudou a luta contra as drogas na Irlanda. No ano seguinte ao seu assassinato, o índice de criminalidade tinha caído 5% no país. Os traficantes tiveram seus bens confiscados pela polícia e foram condenados. Percebemos que após sua morte, as autoridades passaram a tomar providências contra o crime organizado.

Este fato faz lembrar o que aconteceu com o jornalista brasileiro Tim Lopes que foi assassinado quando estava investigando o crime também por conta própria.

O filme apresenta um dilema ético que consiste no fato de Verônica ter começado a investigar o tráfico de drogas, função que é da polícia e das autoridades, ao invés de só levar a informação às pessoas, se sobrepondo as poderes públicos. Ela passou a exercer uma função que não era sua colocando sua vida e de seus familiares em risco. Além disso, ela publicava os fatos sem confirma-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...