Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Vertentes Agência de Notícias lança site e divulga resultado do concurso para produção de sua logomarca


Wanderson Nascimento

A Vertentes Agência de Notícias (VAN), projeto de extensão do curso de Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) começa a der seus primeiros passos. No último dia 1º, a equipe da agência de notícias apresentou a logomarca vencedora do concurso para criação da identidade da VAN e o site próprio do projeto. Na ocasião, o presidente do Sindicato de Jornais e Revistas do Interior (Sindijori), Demerval Antônio do Carmo Filho, proferiu uma palestra para os presentes.
O encontro teve como objetivo aproximar a mídia local do curso de Jornalismo da UFSJ e, principalmente, apresentar a VAN aos jornalistas presentes e esclarecer dúvidas sobre seu funcionamento. “A criação da VAN estabelece uma ponte entre a academia e a mídia local”, afirmou a coordenadora do projeto, professora Filomena Avelino Bomfim. Ela ainda comentou que este é um trabalho pioneiro e que ajudará a enriquecer comunicação da região, pois oferecerá conteúdo de Barbacena, Barroso, Lavras, Resende Costa, São João del-Rei e São Tiago.
Para o jornalista do Jornal Na Imprensa, Jairo Alexandre Vieira, uma agência de notícias era o que faltava para completar a imprensa são-joanense. “Eu busco o apoio jornalístico em agências de outros estados. Aqui em São João del-Rei, a maior parte dos jornais não tem a capacidade financeira para manter funcionários especializados para cada editoria e a VAN vai ajudar a preencher essa lacuna”, disse.
Filho, que eu sua palestra ressaltou a importância do jornalismo do interior para a formação do profissional da comunicação, também comentou sobre a falta de equipe especializada nos jornais do interior. “Não há equipe de profissionais para cobrir as diferentes áreas. Assim, os jornalistas que trabalham no interior se esforçam para noticiar sobre todos os assuntos. Já que a agência se propõe a fazer isso, é fantástico”, comentou.

Site
O site da VAN (www.vanufsj.jor.br) foi elaborado pelo aluno do 6º período de Jornalismo Eduardo Maia, que durante o evento apresentou o resultado final, onde será montado um banco de dados à disposição dos veículos de comunicação local. No espaço estarão disponíveis as matérias produzidas pelos alunos nas disciplinas de Jornalismo Internacional e Comunicação Regional, além de imagens, podcasts e vídeos.

Logomarca
O concurso para confecção da logomarca da agência de notícias foi lançado no dia 23 de maio, quando o projeto da VAN foi apresentado à comunidade da UFSJ. No dia 1º, a editora do site, professora Luciene Tófoli apresentou os três finalistas do concurso. A logo escolhida foi confeccionada pelo aluno do 4º período, Rhonan Moreira Neto, que ganhou uma viagem para São Paulo para visitar a redação do jornal O Estado de São Paulo, o Estadão. Carlos Bem, também aluno do 4º período, ficou em segundo lugar e foi premiado com um curso de redação do site Comunique-se. Já o terceiro colocado foi Rodrigo José Bertolino Gomes, que ganhará um livro.

A agência
A VAN surgiu quando a primeira turma do curso de Comunicação Social da UFSJ cursou a disciplina Jornalismo Internacional com a professora Filomena. Naquele momento, através de uma parceria, o conteúdo era divulgado no site do periódico Jornal das Lajes de Resende Costa.
Os principais objetivos do projeto são valorizar o jornalismo regional e estimular a produção de informações locais; dar suporte aos jornais da região; fazer a angulação de fatos internacionais para a realidade local; estimular a cultura local e o reconhecimento de sua identidade; e proporcionar a prática jornalística aos alunos vinculados às disciplinas Jornalismo Internacional e Jornalismo Regional. “Vamos atuar como uma usina de informações, onde os repórteres trabalharão como correspondentes, produzindo notícias das cidades da região. Esse material será postado no site e poderá ser captado gratuitamente pelos representantes da mídia local, mas para isso eles precisarão se comprometer a dar o crédito a VAN”, contou Filomena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...