Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Projeto estimula reciclagem em São João del-Rei


Divulgação
Diminuir o volume de lixo enviado aos lixões e aterros, além dos impactos ambientais causados pelos resíduos, gerar receita para a Associação dos Catadores de Material Reciclável de São João del-Rei, auxiliar projetos de Organizações Não Governamentais (ONGs) da cidade e formar profissionais com consciência ambiental. Esses são os objetivos do projeto República Sustentável, que está desenvolvendo projetos relacionados à reciclagem do lixo. Na última quinta-feira, 10, 19 litros de óleo foram recolhidos em repúblicas na cidade. No total são 25 casas cadastradas e, segundo o estudante de Engenharia de Produção e idealizador da iniciativa, Marco Túlio Guimarães Freire, a intenção é recolher mais 21 litros nos próximos dias. “Ainda não passamos em todas. Dividimos em duas datas”, disse.
Ele contou que sua intenção no início era produzir telhas a partir de embalagens longa vida. “Fui em busca de um meio para obter as mesmas e assim surgiu a ideia de recolher o lixo nas repúblicas. Pesquisando mais a fundo descobri que São João del-Rei não tinha coleta seletiva e que o material recolhido nas lixeiras coloridas era todo misturado após o caminhão passar. Escrevi um projeto piloto e apresentei à RUA (Repúblicas Universitárias Associadas). Gostaram da ideia e pediram para que eu formasse uma equipe”, disse. Sendo assim, os estudantes de Economia Ana Luísa Ferraz e Thiago Félix, e o aluno de Engenharia Elétrica Eduardo Lazzarini foram convidados para integrarem a equipe do projeto, que tem a RUA como parceira.
Segundo Ana Luísa, a ideia é fazer a partir do próximo ano uma competição entre as repúblicas. “Vamos colocar lixeiras de coleta seletiva naquelas que quiserem participar. Toda semana recolheremos o lixo separado, além disso, iremos olhar a economia de energia pela conta de luz. De acordo com as ações, cada república receberá uma pontuação. A cada dois meses vamos premiar as cinco com maior pontuação”, comentou.
Segundo Marco Túlio, a equipe está trabalhando na arrecadação de dinheiro para comprar as lixeiras que serão instaladas em todas as repúblicas que se cadastrarem. “Estamos fazendo também um estudo de viabilidade e orçamentos para ver qual a melhor maneira de recolhermos o lixo, que será doado para a Associação dos Catadores de Material Reciclado de São João. Eles irão repassar o lixo para a reciclagem e, dessa forma, gerarão renda”, contou o idealizador do projeto.
Enquanto isso, ações como recolhimento de óleo de cozinha já estão sendo realizadas. “Já fizemos as inscrições das repúblicas participantes e, toda semana vamos recolher os óleos, que devem ser acomodados em garrafas pets. O material será destinado para uma ONG são-joanense que fabrica sabonetes”, disse Ana Luísa. Segundo ela, quem quiser ainda pode se inscrever através do e-mail projetorepublicasustentavel@gmail.com, mandando o nome da república, o endereço, o número de moradores e o responsável.
Os panfletos distribuídos na universidade também serão aproveitados. Eles serão destinados à confecção de produtos artesanais. “Pretendemos fazer bloquinhos de anotação, porta-retrato e caixas de presentes, porém ainda precisamos encontrar parceiros que confeccionem os produtos. Enquanto isso, já recolhemos um pouco de flyer e, junto com folhas do Xerox que seriam descartadas, estamos fazendo caixas para colocar nos pontos de coleta de pilhas e baterias”, contou Freire.
Segundo ele, ainda há a intenção de produzir as telhas, que devem ser de boa qualidade e baixo preço. “Esse processo é muito interessante pois iria substituir as telhas de amianto, que têm tendência de sair do mercado, uma vez que seu manuseio é cancerígeno. Apesar disso, esse processo não está em um futuro próximo, pois estamos focalizando por enquanto a forma de recolher o material reciclável nas repúblicas ”, disse.

Parceria
Segundo o presidente da RUA, Luiz Henrique Ésper, em uma assembleia da associação surgiu a ideia de reciclar o lixo produzido pela repúblicas. “Ficamos sabendo que o Marco Túlio tinha um projeto neste sentido, então procuramos ele”, disse.
Para Ésper, a ação é de grande importância. “Além de ajudar os catadores de lixo, estamos ajudando a sociedade local onde nós, republicanos, estamos inseridos. Dessa forma estamos também desenvolvendo o pensamento sustentável nos universitários. Nossa geração herdou um planeta sem responsabilidade ambiental. Temos por obrigação mudar essa situação. Se cada segmento da sociedade tiver esse pensamento, conseguiremos tornar as pessoas mais responsáveis”, disse. E completou. “Estamos tentando ser agentes de mudança e esperamos que a iniciativa mostre aos órgãos competentes de São João del-Rei que iniciativas como esta são viáveis. Queremos também que a população são-joanense adote a ideia”.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Momento marcante...

Hoje vim aqui só para compartilhar um momento muito marcante para mim.
Na semana passada aconteceu aqui o 5º Festival de Literatura de São João del-Rei, em que o Ziraldo foi o autor homenageado da vez.
Consegui fazer uma entrevista com ele por telefone para a Gazeta, jornal onde faço estágio. Já me senti honrada em conversar com ele, que é um amor de pessoa. Porém foi na sexta-feira, 11, dia da plenária O Humor na Imprensa de 1964 a 2011 - Só Dói Quando Eu Rio, em que ele e o Reinaldo Figueiredo (Casseta & Planeta), rmediados por Ricky Goodwin, falaram sobre o assunto, é que confirmei isso. Fui até ele para me apresentar e quando falei que eu tinha ligado para ele na semana anterior ele me deu a maior atenção... Dudu, que estuda comigo tirou fotos lindas. e são elas que quero deixar aqui representar este momento.


Eduardo Maia

Eduardo Maia

Eduardo Maia

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

#ficadica: site Ortografa

Bom dia! Bom, vocês estão percebendo que algumas dicas dessa tag, na verdade eu estou repassando pra vocês, né!? 

O site Ortografa é a galinha dos ovos de ouro para quem tem dúvidas em relação às novas regras ortográficas, e quem teve essa ideia foi tipo assim, um gênio. Quem me apresentou ele foi a Mariane Fonseca, que trabalha comigo aqui na Gazeta. Ele funciona semelhante a um tradutor. Você digita a palavra e eles de mostram a forma correta de escrevê-la.No início o site concentrava-se em corrigir as mudanças do acordo ortográfico, porém agora também corrige erros da língua portuguesa.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Música no Museu promove espetáculos em Minas

A partir de hoje, o projeto Música no Museu promove apresentações em seis cidades da região.
Vale a pena conferir..

Programação:

Barbacena
Dia: 29/09
Grupo: Trio Amadeus
Local: Praça da Igreja Matriz da Piedade
Horário: 20:00hs

São João del-Rei 
Dia: 30/09
Grupo: Trio Amadeus
Local: Largo de São Francisco de Assis
Horário: 20:30hs

Tiradentes
Dia: 01/10
Grupo: Duo Milewski
Local: SESI-Centro Cultural Yves Alves
Horário: 20:00hs

Juiz de Fora 
Dia: 02/10
Grupo: Trio Amadeus
Local: MAPRO – Museu Mariano Prócopio
Horário: 16:00hs

Belo Horizonte 
Dia: 07/10
Grupo: Trio Amadeus
Local: MAO – Museu de Artes e Ofícios
Horário: 20:00hs

Ouro Preto 
Dia: 09/10
Cidade: Ouro Preto
Local: Casa da Ópera
Horário: 15:30hs

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Começa hoje a V Semana do Animal




Depois de acontecer em Salvador (BA) e Poços de Caldas (MG), a Semana do Animal chega em São João del-Rei. Em sua quinta edição, o evento propõe discussões sobre a questão animal com o tema "Novos olhares animais, ambientais e sociais".

Programação:



28/9, 17h

Abertura com palestras e debates
Local: Anfiteatro do Campus Dom Bosco (UFSJ)
“Ética e direito dos animais na pesquisa científica e na produção agropecuária”

Dr. Daniel Braga Lourenço (UFRRJ) Prof. Gilcélio Amaral da Silveira (UFSJ)
Prof.Rogério Martins Maurício (UFSJ)
De 28/9 a 4/10 Stand educativo

Local: Campus Santo Antônio, Campus Dom Bosco e CTAN
“Novos olhares animais, ambientais e sociais”

De 28/9 a 4/10  
Ações nas escolas municipais
Vídeo “Fulaninho, o cão que ninguém queria”, produzido pelo Instituto Nina Rosa
Cartilha educativa Semana do Animal

29/9, 17h
Mostra de vídeo
Local: Anfiteatro do Campus Dom Bosco

“Animais: seres sencientes”, produzido pela WSPA
Debate: “Implicações ambientais e sociais do uso de animais para alimentação,
entretenimento e companhia”
1/10, das 9h às 13h
Feira de Adoção
Local: Avenida Tancredo Neves, próximo ao coreto

"Animais procuram por um lar. Adote!"

2/10, da 14h às 18h 
Oficina de culinária vegetariana
Local: Espaço Calêndula - Rua Marechal Deodoro, nº 242, no Centro

Culinária, degustação, vídeos e conversa sobre vegetarianismo
Inscrições: R$ 16
Contatos: (32) 3371-4993 / 9112-9120
4/10, 16h Bêncâo dos animaisLocal: Igreja de São Francisco de Assis

terça-feira, 27 de setembro de 2011

#ficadica: 10 conselhos para estudantes de comunicação

O Luis Gustavo, que estuda comigo, nos indicou o site Manual dos Focas e quando entrei me deparei com um texto da Larissa Brainer que achei muito interessante e útil, principalmente para quem está começando na faculdade de Jornalismo. No post 10 Conselhos para Estudantes de Comunicação ela dá dicas para os estudantes da área. Vale a pena ler..

No mais, fica a dica também do site Manual dos Focas, que tem muita coisa interessante. Vou listar abaixo alguns links

O tema do seu TCC (ou uma boa pauta) pode estar logo ao lado
Diário de um foca: Um exemplo de como não se usar o twitter
A roupa como ferramenta jornalística

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Concurso Comida de República

As inscrições para o concurso Comida de República, realizado pelo Espaço Calêndula e pela República Manada, acontecerão nos dias 29 e 30 de setembro, a partir das 14h nos campus Santo Antônio e Dom Bosco da UFSJ. O evento acontecerá entre os dias 24 de outubro e 22 de novembro, acontecendo sempre nas segundas e terças-feiras, no Espaço Calêndula. 
Os participantes terão que confeccionar um prato tradicional de sua casa na frente dos jurados, que irão analisar o preparo, a higiene, a apresentação e o sabor. 
O prêmio para a república vencedora é um final de semana em um sítio, com direito a 250 litros de cerveja e 25 kg de carne para churrasco. 

Mais informações no site Repúblicas UFSJ.


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

#ficadica: A vida sexual da mulher feia

Posso garantir que sem sombra de dúvidas A Vida Sexual Da Mulher Feia proporciona boas gargalhadas. A obra de ficção conta a história de Jucianara, que desde criança descobriu ser uma mulher feia, uma vez que ninguém escondia isso dela. O livro é pequeno, 70 páginas em que Tajes nos faz acreditar que a narradora das histórias, Ju, não é uma personagem.

Comprei esse livro baratinho na internet, cerca de R$10, mas quem quiser pode baixar o livro aqui.

Vou deixar aqui um trecho do livro, sobre o primeiro amor não correspondido de Ju.

"Mesmo antes de saber que o que eu sentia era amor, cumpri, passo a passo, a sina de uma feia apaixonada. Tentando conquistar Artur, passei a entregar a ele minha merenda, em um primeiro momento, e meus brinquedos, logo depois. Ioiô, bola de gude, pega-varetas, baralho do Batman, anel do Batman, cinto do Batman, dominó, cinco marias. Tudo que coubesse nos meus bolsos ou na minha merendeira foi transferido para Artur. Minha mãe pensou que eu, em um ataque de desatino infantil, tivesse quebrado todos os meus brinquedos e escondido as provas. Neguei até o fim, o que não evitou que ela me batesse com o Vermelhão, um chinelo gasto de borracha vermelha que ficava pendurado permanentemente na área de serviço, à espera de que algum dos filhos saísse da linha. Quando só sobraram algumas bonecas e panelinhas no meu quarto, recorri ao acervo dos meus irmãos para continuar presenteando Artur. Até mesmo uma revista de mulher pelada que Everton, o mais velho, escondia com todo o cuidado na gaveta do meio da cômoda virou propriedade de Artur
(...)
Numa tarde em que a turma fazia colagens com papel colorido, cortei caprichosamente um coração cor-de-rosa e escrevi nele a letra A, a única que eu sabia à época, por sorte a inicial do meu amor. Mostrei para Artur, que olhou de qualquer jeito e continuou fazendo seu próprio trabalho.
Insisti.
- É para você.
- Eu não quero um coração rosa.
Aos seis anos, não sei de onde tirei coragem para dizer.
- Mas tem a letra A. de Artur. É porque eu gosto de você.
- Não quero que você goste de mim. Você é feia.
Artur encerrou o assunto e voltou à sua colagem, enquanto a gorda Lucilei interrompeu o recorte de uma flor toda torta para me informar:
- Ele chamou você de feia.
Rasguei o coração de papel e não disse mais uma palavra. Em casa, a cabeça apoiada no colo da minha mãe, falei o que atormentava meu coração de carne, igualmente rasgado.
- O Artur da minha aula me chamou de feia...
Minha mãe permaneceu quieta, a mão alisando os cabelos duros e crespos que me nasciam na testa.
- Ele me chamou de feia...
- E o que mais você fez na aula hoje?
O silêncio constrangido da mãe ficou, em todas as minhas recordações, durante toda a minha história, pela minha vida inteira, como um atestado de feiúra assinado e reconhecido pela autoridade mais competente. Ou mais incompetente, considerando a parte fundamental que os genes dela desempenhavam na minha
tragédia estética" (TAJES, 2005, p.6)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Biscoitos movimentam economia são-tiaguense

*Texto produzido para a disciplina Oficina de Radiojornalismo

Douglas Caputo
Cerca de 50 mil pessoas estiveram na 13ª Festa do Café com Biscoito em São Tiago nos dias 9, 10 e 11. Na ocasião, cinco mil toneladas de biscoito foram distribuídas de graça. Segundo a secretária executiva da Associação São-tiaguense dos Produtores de Biscoito, Adriângela Magalhães, essa é a principal atividade econômica do município. Os biscoitos de São Tiago são vendidos no Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Paraná, além de outras cidades mineiras.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Campanha em prol do Albergue Santo Antônio - Gelatina, você pode doar uma?

"A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana." ( Franz Kafka ) 

Uma campanha no Facebook está pedindo doações de gelatinas para o Albergue Santo Antônio, que completou 99 anos neste mês.
Para ajudar, basta deixar as gelatinas ou qualquer outro produto que não seja perecível como materiais de limpeza, leite e adoçantes na secretaria da Cultura Inglesa, na rua Dr. Balbino da Cunha nº 181, no Centro em São João del-Rei. Além disso, os interessados podem convidar amigos para o evento na rede social, ajudando a divulgar a campanha.

#ficadica: Vertentes Agência de Notícias

Queria apresentar para vocês um trabalho que nós do curso de Jornalismo da UFSJ estamos desenvolvendo, a Vertentes Agência de Notícias (VAN). É uma agência de notícias regional, que disponibiliza gratuitamente notícias para a mídia das Vertentes que se interessar e se comprometer em dar os devidos créditos. Além disso, atua como um site de notícias.
O projeto é coordenado pela professora Filomena Bomfim e surgiu quando nós da primeira turma estávamos cursando com ela a disciplina de Jornalismo Internacional.



Já postei duas matérias aqui no blog que falam sobre a VAN, uma quando foi lançada e a outra, ontem, sobre o lançamento do site e divulgação do concurso da logomarca.

Quem se interessar em conhecer o projeto, deixo aqui o link do site, além da fan page no facebook e o twitter.

http://www.vanufsj.jor.br/
Fan Page no Facebook: http://migre.me/5K9tq
Twitter: @vanufsj

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Vertentes Agência de Notícias lança site e divulga resultado do concurso para produção de sua logomarca


Wanderson Nascimento

A Vertentes Agência de Notícias (VAN), projeto de extensão do curso de Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) começa a der seus primeiros passos. No último dia 1º, a equipe da agência de notícias apresentou a logomarca vencedora do concurso para criação da identidade da VAN e o site próprio do projeto. Na ocasião, o presidente do Sindicato de Jornais e Revistas do Interior (Sindijori), Demerval Antônio do Carmo Filho, proferiu uma palestra para os presentes.
O encontro teve como objetivo aproximar a mídia local do curso de Jornalismo da UFSJ e, principalmente, apresentar a VAN aos jornalistas presentes e esclarecer dúvidas sobre seu funcionamento. “A criação da VAN estabelece uma ponte entre a academia e a mídia local”, afirmou a coordenadora do projeto, professora Filomena Avelino Bomfim. Ela ainda comentou que este é um trabalho pioneiro e que ajudará a enriquecer comunicação da região, pois oferecerá conteúdo de Barbacena, Barroso, Lavras, Resende Costa, São João del-Rei e São Tiago.
Para o jornalista do Jornal Na Imprensa, Jairo Alexandre Vieira, uma agência de notícias era o que faltava para completar a imprensa são-joanense. “Eu busco o apoio jornalístico em agências de outros estados. Aqui em São João del-Rei, a maior parte dos jornais não tem a capacidade financeira para manter funcionários especializados para cada editoria e a VAN vai ajudar a preencher essa lacuna”, disse.
Filho, que eu sua palestra ressaltou a importância do jornalismo do interior para a formação do profissional da comunicação, também comentou sobre a falta de equipe especializada nos jornais do interior. “Não há equipe de profissionais para cobrir as diferentes áreas. Assim, os jornalistas que trabalham no interior se esforçam para noticiar sobre todos os assuntos. Já que a agência se propõe a fazer isso, é fantástico”, comentou.

Site
O site da VAN (www.vanufsj.jor.br) foi elaborado pelo aluno do 6º período de Jornalismo Eduardo Maia, que durante o evento apresentou o resultado final, onde será montado um banco de dados à disposição dos veículos de comunicação local. No espaço estarão disponíveis as matérias produzidas pelos alunos nas disciplinas de Jornalismo Internacional e Comunicação Regional, além de imagens, podcasts e vídeos.

Logomarca
O concurso para confecção da logomarca da agência de notícias foi lançado no dia 23 de maio, quando o projeto da VAN foi apresentado à comunidade da UFSJ. No dia 1º, a editora do site, professora Luciene Tófoli apresentou os três finalistas do concurso. A logo escolhida foi confeccionada pelo aluno do 4º período, Rhonan Moreira Neto, que ganhou uma viagem para São Paulo para visitar a redação do jornal O Estado de São Paulo, o Estadão. Carlos Bem, também aluno do 4º período, ficou em segundo lugar e foi premiado com um curso de redação do site Comunique-se. Já o terceiro colocado foi Rodrigo José Bertolino Gomes, que ganhará um livro.

A agência
A VAN surgiu quando a primeira turma do curso de Comunicação Social da UFSJ cursou a disciplina Jornalismo Internacional com a professora Filomena. Naquele momento, através de uma parceria, o conteúdo era divulgado no site do periódico Jornal das Lajes de Resende Costa.
Os principais objetivos do projeto são valorizar o jornalismo regional e estimular a produção de informações locais; dar suporte aos jornais da região; fazer a angulação de fatos internacionais para a realidade local; estimular a cultura local e o reconhecimento de sua identidade; e proporcionar a prática jornalística aos alunos vinculados às disciplinas Jornalismo Internacional e Jornalismo Regional. “Vamos atuar como uma usina de informações, onde os repórteres trabalharão como correspondentes, produzindo notícias das cidades da região. Esse material será postado no site e poderá ser captado gratuitamente pelos representantes da mídia local, mas para isso eles precisarão se comprometer a dar o crédito a VAN”, contou Filomena.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Vale oferece estágio em diversos estados


Fonte: Assessoria de Comunicação da Vale


Começam hoje,19 as inscrições do Programa de Estágio para o primeiro semestre de 2012. São cerca de 1.200 vagas para estudantes dos ensinos técnico e superior dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro, Maranhão, São Paulo, Bahia, Sergipe, Goiás e Mato Grosso do Sul. As inscrições podem ser feitas até 9 de outubro pelo site da Vale.
O Programa de Estágio da Vale prepara estudantes de ensino técnico e superior de diversas áreas e cursos para responder aos desafios diários da profissão. Com experiências práticas na empresa, você vai aprender muito além da sala de aula.

Perfil do candidato

O programa busca candidatos com os seguintes pré-requisitos:

Estudantes de Ensino Superior: com formação prevista entre dezembro de 2012 e dezembro de 2013, em curso de Ensino Superior reconhecido pelo MEC, e ter conhecimentos de inglês e de informática.

Estudantes de Ensino Técnico: com formação prevista para dezembro de 2012 ou formado na parte teórica que ainda não tenha cumprido a carga horária de estágio obrigatório. É imprescindível que o aluno esteja devidamente matriculado na instituição de Ensino Técnico reconhecida pelo MEC.

Localidades

A Vale oferece 1.129 vagas de estágio para estudantes de diversos cursos no Brasil.

Minas Gerais

Nível Superior: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Materiais, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia de Segurança, Geologia, Informática, Sistemas de Informação ou Engenharia de Software, Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

Nível Técnico: Administração, Elétrica, Eletrotécnica, Eletrônica, Eletromecânica, Geologia, Informática, Mecânica, Mecatrônica, Metalurgia, Mineração, Química Industrial e Segurança do Trabalho.

Número de vagas: 565

domingo, 18 de setembro de 2011

PAS será mais uma opção de ingresso na UFSJ


Fonte: Ascom UFSJ

Ascom UFSJ
De 23 de setembro a 17 de outubro, a UFSJ recebe inscrições para sua mais nova modalidade de seleção: o Programa de Acesso Seriado (PAS) ou Vestibular Seriado. O concurso propõe aos alunos do Ensino Médio a realização de provas ao final de cada série, respeitando o conteúdo das disciplinas cursadas no ano correspondente. A prova será aplicada no dia 10 de dezembro, sábado, primeiro dia do vestibular 2012.
Esse processo ocorrerá semestralmente, dividido em três módulos. Serão destinados 20% das vagas de cada curso para os candidatos aprovados, que tenham realizado todas as três etapas do processo seletivo.
Para o presidente da Comissão Permanente de Vestibular, Hewerson Zansávio Teixeira, o PAS “atende a uma demanda da sociedade por mais formas de acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade e traz benefícios ao candidato por ser um processo menos tenso e bem menos desgastante”, destaca.
Provas
As provas para os alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio conterão 50 questões de conhecimentos gerais. No terceiro ano, será utilizada a nota das provas de múltipla escolha e redação do Enem, somada à nota da prova de conhecimentos específicos da UFSJ. Por exemplo, um aluno que pretende cursar Jornalismo, deverá realizar provas específicas de Língua Portuguesa, Literatura e Geografia.


Resultado
O resultado final do Programa de Acesso Seriado (PAS) é a soma das notas dos três módulos, sendo 30% para o Módulo I, 30% para o Módulo II e 40% para o Módulo III. A escolha do curso e campus (são 56 graduações presenciais em seis campi, mais 4 a distância) será indicada apenas na inscrição da terceira etapa do Seriado, já que "o mais importante nesse processo é a oportunidade de uma reflexão tranquila, que embase escolhas profissionais maduras", afirma Hewerson.
O boletim com o desempenho individual de cada estudante, em 2011, será divulgado no dia 9 de fevereiro de 2012, no site da UFSJ.


Isenção
O prazo para solicitação de isenção da taxa de matrícula vai até 19 de setembro. Candidatos que recebam benefícios sociais do Governo Federal estão habilitados a concorrer à isenção. Formulário pertinente encontra-se disponível no endereço www.vestibular.ufsj.edu.br/seriado.php. É preciso indicar, no preencimento, o Número de Identificação Social (NIS), fornecido pelo Cadastro único dos programas sociais do Governo.
Mais informações no edital completo, disponível em www.vestibular.ufsj.edu.br/seriado.php, ou pelos telefones (32) 3379-2328 e 3379-2505

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Minha fiel descrição


Vim compartilhar hoje um presente que ganhei!
Uma folha de papel que significou mais do que muita coisa cara que eu poderia ter ganhado da Lud, que mora comigo aqui na república..

Por Ludmilla Maia


ANA, uma contradição
Como pode um nome tão simples se apropriar de tantos detalhes?
ANA, que não muda nem de traz pra frente, é o nome daquela PESSOA que é extrovertida, descolada e mandona de frente mas pura, romântica e sensível por trás.
Se mostra, se expõe e se esconde.
Criada com lindos valores, conhecimento, carinho, amor, surpresas, caixas de bombom, flores, cartas e recompensas por alfaces. Tudo do jeito ANA.
E como todos os nomes próprios tem seu mundinho, ANA possui esse mundo guardado, mas vive outros vários.
ANAí, ANAqui, ANAli... dá notícia, sabe, quer saber e tem que saber de tudo.
Vive mil diferenças e molda seu jeito de acordo com tudo que conhece, vê e sente. 3 letras ela transforma em mil letras.
Cria, descreve, relata, aumenta e se coloca em todas as letras.
ANA não é só ANA, é PESSOA, PESSOA que ri, que chora, que sonha, que cresce, que abraça, que beja, que "ataca", que não liga, que liga e que programa a hora de ligar no despertador.
ANAí, ANAli, ANAqui, cria, briga, faz do seu jeito e é obrigada a aceitar o jeito dos outros.
ANAlisa, critica a REALIDADE, mas sonhA, soNhA.

terça-feira, 12 de julho de 2011

#ficadica: Lua Cambará

Sebastião Lucena/Divulgação
Hoje, 12, fui a um espetáculo no Teatro Municipal daqui de São João del-Rei, o qual tomei conhecimento para fazer uma matéria para o Gazeta, jornal onde estou estagiando. Na semana passada, quando estava coletando os dados para o texto, uma coisa me atraiu muito: as fotos do Lua Cambará. Uma mais linda que a outra. Foi ai que surgiu a vontade de ir. Aproveitei que estou de férias da faculdade e com as noites livres..

Gente, sério mesmo, teve horas em que me peguei literalmente de boca aberta. Eu estava gostando tanto que quando acabou, falei "já"? O que mais chamou minha atenção foram as coreografias, muito bem montadas e a iluminação.

Lua Cambará é um espetáculo de música e dança sobre um conto de Ronaldo Brito e é representado por um grupo de Recife, o Aria Social. A direção geral é de Cecília Brennand.

Quem estiver em Ouro Preto essa semana poderá assistir o Lua Cambará na quinta-feira, 14.

Para ler a matéria na Gazeta, é só clicar aqui.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

24º Inverno Cultural da UFSJ começa no próximo sábado

Inverno Cultural/Divulgação
No próximo sábado, 16, começa em São João del-Rei o 24º Inverno Cultural realizado pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que irá movimentar a cultural local até o dia 30. Neste ano, o evento tem como tema Os Sentidos do Corpo. Dentre a programação estão shows musicais, espetáculos, mesas-redondas, palestras, exposições, lançamento de livros e 60 oficinas com 1.300 vagas em sete áreas de concentração: arte-educação, ares cênicas, artes plásticas, artes visuais, especiais, literatura e música.
Neste ano, os princiais shows que animaram o público são Seu Jorge, Naná Vasconcelos, Kis Abelha, Capital Inicial, Titãs, Barbatuques, Elza Soares, Jacques Morelenbaum e Jorge Ben Jor (veja no quadro abaixo as datas e locais).
Os interessados em gastronomia podem conferir no site do festival o Roteiro Gastronômico da cidade, com as especialidades e a programação cultural de cada restaurante. Quem quiser, ainda pode acompanhar as novidades do evento através do Facebook, do Twitter e do site, ou ainda ver vídeos no Canal do Youtube.
Neste ano, um diferencial do Inverno é que não acontecerá o tradicional cortejo de abertura, devido as comemorações do dia de Nossa Senhora do Carmo. Ele acontecerá no dia 29, último final de semana do evento.

Assista no Youtube o vídeo sobre a história do Inverno Cultural.

Datas, horários e locais dos principais shows:


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Projeto de extensão trabalha no combate a homofobia em São João del-Rei

Ana Pessoa Santos e Renato Brunelli Caldas
Para o blog Jornalismo Online

São João del-Rei vai ganhar um Centro de Referência em Direitos Humanos e Combate à Homofobia. O projeto foi aprovado no edital do Programa de Extensão Universitária 2011 pelo Ministério da Educação através da Secretaria de Educação Superior e receberá recursos da ordem de R$20 mil para desenvolver as atividades ao longo do próximo ano. A inauguração está prevista para janeiro de 2012.
O objetivo é ajudar na defesa da cidadania e garantia dos direitos humanos dos LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), e na conscientização da população são-joanense a respeito da diversidade sexual.
O professor do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Luiz Ademir de Oliveira, apresentou a proposta a pedido do Movimento Gay da Região das Vertentes (MGRV). As atividades serão desenvolvidas em parceria com o MGRV e alunos de Comunicação Social, que receberão bolsas de extensão para atuarem.

Ações
O Centro de Referência em Direitos Humanos e Combate à Homofobia irá incentivar ações de educação da população através dos instrumentos da Comunicação Social. “Dentre as atividades que o Centro irá desenvolver estão palestras, minicursos e seminários sobre direitos humanos, cidadania e combate à homofobia. Além disso, pretendemos fazer um banco de dados sobre a violência e a prática de atos de discriminação contra os LGBTs no Campo das Vertentes”, disse o coordenador do projeto, Luiz Ademir de Oliveira.

O coordenador do Movimento Gay da Região das Vertentes, Carlos Bem, fala sobre a importância do Centro de Referência em Direitos Humanos e Combate a Homofobia



Debate: Por uma vida melhor: Por uma língua melhor?

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Escola Preparatória de Cadetes do Ar oferece 215 vagas

Ana Pessoa Santos e Renato Brunelli Caldas
Para o blog Jornalismo Online

Renato Brunelli Caldas
Jovens que desejam estudar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) em Barbacena já podem se candidatar. As inscrições terminam no dia 4 de julho, às 15h. A instituição oferece 215 vagas. As provas serão no dia 20 de agosto.
Os aprovados nesta etapa passarão ainda pela Inspeção de Saúde, pelo Exame de Aptidão Psicológica e pelo Teste de Avaliação de Condicionamento Físico, além da análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula.
A EPCAR oferece aos alunos o Curso Preparatório de Cadetes do Ar juntamente com o Ensino Médio e tem como objetivo formar jovens para ingressarem no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea. Para isso, os estudantes recebem remuneração fixada de acordo com a Lei 11.784/2008, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária. 

Dedicação
Segundo o site da EPCAR, a concorrência costuma ser em média 52 candidatos por vaga, maior do que a de vários cursos em vestibulares. "Tenho noção de que a concorrência é grande. Por isso estudo o dia todo e também nos finais de semana", disse o estudante Antônio Carlos Vidigal Martins. O estudante Mateus Garcia Lima conta que também está se dedicando muito aos estudos para o concurso. "Entrar na EPCAR sempre foi meu maior sonho. Estudo na escola, na parte da manhã no colégio e a noite no cursinho. O estudo lá dentro é pesado, por isso já estou entrando no ritmo", comentou.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

UFSJ realiza vestibular neste fim de semana

Fonte: Ascom UFSJ


Neste sábado e domingo, dias 4 e 5, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) realiza seu vestibular de meio de ano, nas cidades São João del-Rei, Belo Horizonte, Ouro Branco, Divinópolis e Sete Lagoas. 8.722 candidatos vão disputar 707 vagas, em 17 cursos de graduação.
Com relação a junho do ano passado, quando foi realizado o primeiro processo seletivo no meio do ano, houve aumento de 20,5% no número de inscritos. “É um crescimento que tende a se manter pela oferta de cursos de alta demanda, e que expressa a consolidação da qualidade das graduações que oferecemos”, destaca o presidente da Copeve, Hewerson Zansávio Teixeira.
Levando em conta o total geral de inscritos, os cinco cursos mais concorridos são: em primeiro lugar, Medicina, com 3.691 candidatos (136,70 por vaga); Engenharia Civil, com 616 inscritos (13,69), Psicologia Noturno (580 candidatos, 18,13 por vaga), Arquitetura e Urbanismo Integral (473/17,52 por vaga) e Engenharia Mecânica Noturno (470/10,44 por vaga).
O ranking prossegue com Engenharia Química (465 candidatos), Engenharia Mecânica Integral (386), Engenharia Elétrica Integral (361), Engenharia Mecatrônica (256), Zootecnia (216), Farmácia (196), Engenharia de Bioprocessos (193), Bioquímica (189), Engenharia de Telecomunicações (177), Engenharia Agronômica (169), Engenharia de Alimentos (162) e Enfermagem (122).

Provas
No dia 4 de junho, os candidatos fazem prova de conhecimentos gerais, com 50 questões relativas ao núcleo comum de disciplinas do Ensino Médio, mais a redação. No domingo, 5, devem responder às 48 questões de conhecimentos específicos, de acordo com o curso escolhido. Em São João del-Rei, estão inscritos 2.782 candidatos. Em Belo Horizonte, 3.208, em Divinópolis, 1.302, em Ouro Branco, 1.102, e em Sete Lagoas, 332.
No sábado, os 1.851 candidatos inscritos nas licenciaturas de Matemática e Pedagogia, modalidade a distância, fazem prova de conhecimentos gerais nos 17 polos de Minas e São Paulo indicados no ato da inscrição. É o primeiro vestibular para esses dois cursos nessa modalidade.

Enem e cotas
A nota das provas de múltipla escolha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode substituir a prova de conhecimentos gerais da UFSJ, desde que autorizado no ato da inscrição. A redação do Enem não entra no cômputo final da nota do Processo Seletivo, ou seja, todos os candidatos estão obrigados a desenvolver o tema proposta pela UFSJ.
Em relação às entradas, 10% das vagas de cada curso serão reservadas para o Sistema de Seleção Unificado do Ministério da Educação, no qual o candidato, de posse do resultado final do Enem, concorre a uma das vagas disponibilizadas pela instituição no bolsão de oportunidades do MEC. Havendo vagas remanescentes e não mais candidatos aprovados na lista do vestibular regular, aquelas poderão ser preenchidas por meio do Sistema Unificado.
De acordo com a Política de Ações Afirmativas definida pelo Conselho Universitário, também serão reservadas 50% das vagas de cada curso para candidatos que cursaram o Ensino Fundamental e o Médio integralmente em escola pública. Essa quantidade de vagas será distribuída entre duas cotas: uma composta por brancos e orientais, e outra por pardos, negros e indígenas, de acordo com os dados percentuais do censo do IBGE em Minas Gerais. Importante ressaltar que essa regra vale tanto para o Processo Seletivo tradicional quanto para o Sistema de Seleção Unificado do MEC. O candidato cotista aprovado deverá comprovar sua condição no ato da matrícula.

O dia D
A Copeve lembra que atitudes simples podem evitar transtornos de última hora para os candidatos. “Recomendamos atenção especial ao documento de identidade, que deverá ser apresentado nos dois dias de prova, juntamente com o comprovante definitivo de inscrição”, destaca Hewerson.
O comprovante pode ser acessado para impressão em www.intranet.ufsj.edu.br/vest-comprovante/. Para marcação do gabarito, usar obrigatoriamente caneta esferográfica preta de corpo transparente. Nas salas de prova, permitido somente lápis preto e borracha sobre a carteira.
Nos dois dias de exame, as provas acontecem das 14h as 18h. Recomenda-se aos candidatos chegar uma hora antes do início do concurso. A abertura dos portões está marcada para as 13h15. A permanência mínima em sala (tempo de sigilo) é de duas horas.
A Copeve reitera que é expressamente proibido, nos locais de prova, o uso de chapéus, bonés, óculos escuros, relógio de qualquer gênero, telefone celular, bips, pagers, controle remoto, alarme de carro, réguas, calculadoras ou de qualquer outro equipamento eletrônico. Cabelos longos deverão estar presos e aparelhos auditivos só poderão ser utilizados caso a necessidade tenha sido informada na inscrição. Durante as provas, é proibido também portar quaisquer impressos, bem como bolsas, braceletes, pulseiras, colares, brincos, piercings, bottons, broches ou outros acessórios, sujeitos à vistoria e retirada de sala. A não observância dessa recomendação implica em eliminação sumária do Processo Seletivo.
Anote o endereço dos campi da UFSJ onde acontecem as provas do vestibular:
  • Campus Santo Antônio – Praça Frei Orlando, 170 – Centro São João del-Rei, MG
  • Campus Dom Bosco – Praça Dom Helvécio, 74 – Fábricas São João del-Rei, MG
  • Campus Tancredo Neves – Av. Visconde do Rio Preto, s/nº - Colônia do Bengo São João del-Rei, MG
  • Campus Alto Paraopeba – Rodovia MG 443, km 7 – Ouro Branco, MG
  • Campus Centro-Oeste Dona Lindu – Rua Sebastião Gonçalves Coelho, 400 – Chanadour Divinópolis, MG
  • Campus Sete Lagoas: Rodovia MG 424, km 65 – Sete Lagoas, MG
O endereço dos demais locais de aplicação das provas pode ser consultado no comprovante definitivo de inscrição.

Cursos por campi
CAMPI DE SÃO JOÃO DEL-REI
1) CAMPUS SANTO ANTÔNIO
Bacharelado: Engenharia Elétrica Integral, Engenharia Mecânica Integral, Engenharia Mecânica Noturno

2) CAMPUS DOM BOSCO
Bacharelado: Psicologia Noturno – Formação de Psicólogo

3) CAMPUS TANCREDO NEVES
Bacharelado: Arquitetura e Urbanismo Integral e Zootecnia Integral

4) CAMPUS ALTO PARAOPEBA
Bacharelado: Engenharia Civil – ênfase em Estruturas Metálicas, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Química, todos integrais

5) CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU
Bacharelado: Bioquímica, Enfermagem, Farmácia e Medicina, também integrais

6) CAMPUS SETE LAGOAS
Bacharelado: Engenharia Agronômica (Integral) e Engenharia de Alimentos (Integral)

Resultado
O gabarito preliminar das provas de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos será divulgado via internet no dia 5 de junho. A lista dos aprovados em primeira chamada sai em 4 de julho.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...