Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

#ficadica: nunca comprem LG

Bom pessoal, hoje o #ficaadica é de uma coisa que NÃO RECOMENDO: LG

Quem me segue no Twitter sabe um pouco da minha história.

Com um mês e 12 dias de uso o celular NOVO da LG deu defeito. A tela ficava invertida. E não, ele não tem este recurso como outros aparelhos. Liguei no SAC da LG e eles me pediram para enviá-lo para a assistência técnica no RJ. O fiz e já tem 53 dias que ele está concertando. Só depois que eu comecei a reclamar no twitter é que a empresa me procurou. Quando eu ligava no SAC, pediam para eu ligar em um número do RJ para saber a previsão de entrega. Oi? Sou estudante e não tenho dinheiro parafazer interurbano, ok LG??? Enfim, me ligaram e me ofereceram um celular do mesmo modelo novo, com nova garantia. Até ai tudo bem, aceitei. Me mandaram um e-mail pedindo para confirmar endereço e falando que o celular seria enviado em um prazo de até 20 dias. Como posso ficar tranquila pensando que meu problema está resolvido, sendo que o conserto do celular demoraria NO MÁXIMO 1 mês e já tem 49 dias? Dei uma chance a empresa de tentar resolver de forma amigável. No último dia 27 mandei o e-mail com o endereço e no mesmo pedi para que me avisassem quando mandassem o celular e me enviassem no número de rastreamento. Até hoje nada! Nem um "ok, vamos enviar o aparelho assim que possível". Neste mesmo e-mail avisei que caso o envio demorasse muito ou o celular estragasse rápido eu não iria nem entrar em contato com eles, iria procurar o PROCOM direto. Vamos ver, né.. estou esperando LG!

LG nunca mais!!!!


F5 (03/06): Um dia depois que fiz este post, a LG finalmente respondeu ao meu e-mail com o endereço no dia 1º. Falaram que  como o informado o prazo para troca é de 20 dias úteis, porém que como meu caso é de urgência, na próxima semana o aparelho será liberado para envio e assim que tiverem o número de rastreamento irão me mandar. 


ESTOU AGUARDANDO..


F5 (13/06): Na última segunda-feira, 06/06 o novo celular chegou aqui em casa.. Resumindo, a impressão que eu tive foi que eles foram eficientes para resolver o problema porque o meu caso se tornou urgente (leia-se, essa pessoa está reclamando nas redes sociais, estragando a nossa imagem e precisamos resolver logo para ela calar). Mas deviam ter me dado retornos do tempo que seria necessário para consertar o aparelho antes de eu sequer reclamar. Deveriam ser mais eficientes neste sentido para que o cliente, pensasse "nossa, o celular deu problema, é uma coisa normal, mas eles resolveram rápido o problema", e não em quase dois meses como foi o meu caso.Enfim.. Continuo não recomendando LG.. Minha opinião não mudou apenas por me mandarem um telefone novo...
E eu realmente espero e rezo para que não tenha mais problemas com o celular para não ter dor de cabeça..

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Curso de Comunicação Social da UFSJ lança agência de notícias regional

 Ana Pessoa Santos e Renato Brunelli Caldas
Colaboração: Luis Gustavo Santos e Violeta Cunha
Para o blog Jornalismo Online


Foto: Ana Pessoa Santos
O jornalismo da região das Vertentes ganhou força na última segunda-feira, 23.  Em uma solenidade no Anfiteatro do Campus Tancredo de Almeida Neves (CTAN), o curso de Comunicação Social da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) lançou a Vertentes Agência de Notícias (VAN). Na mesma ocasião, iniciou-se um concurso para a criação da logomarca da mesma.

O evento contou com a presença do reitor da UFSJ Helvécio Luiz Reis, da Diretora de Assuntos Comunitários Thelma Valéria de Resende, do coordenador do curso de Comunicação Social Jairo Faria Mendes, da coordenadora do projeto professora Filomena Maria Avelina Bomfim, da editora da Agência professora Luciene Tófoli e do sub-editor de internacional do jornal Estado de São Paulo, Cristiano Dias Barbosa.

Segundo a professora Filomena, “a intenção é que ela seja uma agência regional com angulação internacional”. O projeto tem como objetivo valorizar o jornalismo regional e estimular a produção de informações locais, dar suporte aos jornais da região, fazer a angulação de fatos internacionais para a realidade local, estimular a cultura local e o reconhecimento de sua identidade, e proporcionar a prática jornalística aos alunos vinculados às disciplinas Jornalismo Internacional e Jornalismo Regional.
A ideia de montar uma agência de notícias regional surgiu no ano passado, quando a primeira turma do curso de Comunicação Social da UFSJ cursou a disciplina Jornalismo Internacional com a professora Filomena. Na época, uma parceria com o Jornal das Lajes possibilitou a divulgação da agência através de um link no site do periódico de Resende Costa.

A partir de agora, a VAN é reconhecida oficialmente como um projeto voluntário de extensão da UFSJ e ganhará um site próprio após a criação de sua logomarca. “É um momento de muita satisfação para a Pró-Reitoria de Extensão. O projeto não foi agraciado com bolsa e mesmo assim a professora o desenvolveu”, comenta Thelma. Ela ainda ressalta que o projeto irá gerar várias oportunidades extracurriculares aos alunos.

O reitor da UFSJ ressaltou a importância do projeto. Segundo ele, é fundamental que os fatos que acontecem na universidade e na região também sejam divulgados. Ele aproveitou a oportunidade para dizer que o Consórcio das Universidades Federais Sul-Sudeste de Minas, do qual a UFSJ participa, receberá R$ 20 milhões do Governo Federal.

Concurso
O concurso para criação da logomarca da VAN é aberto a todos os alunos de Jornalismo da UFSJ. Aqueles que se interessarem em participar devem entregar um CD ou DVD da imagem em arte final até o dia 30 de junho na sala 2.01 RE no CTAN, de 18h às 19h. “A intenção desta logomarca é que ela reflita exatamente toda a idealização que a agência de notícias traz”, destacou a professora Luciene Tófoli, editora da agência.

O resultado será divulgado no dia 16 de agosto e os três primeiros colocados serão premiados. O primeiro colocado será contemplado com uma visita à redação do jornal Estado de São Paulo. O segundo lugar ganhará um curso online no site Comunique-se, e o terceiro receberá um livro.

O jornalista Cristiano Dias Barbosa em sua fala
Foto: Ana Pessoa Santos
Jornalismo Internacional
No lançamento da VAN, o jornalista Cristiano Dias Barbosa, falou sobre sua experiência com o jornalismo internacional. Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Cristiano destacou que um dos grandes desafios para quem trabalha no setor é a segurança. Como a maioria dos correspondentes está em outros países e, normalmente, cobre situações de conflito, como guerras, revoltas, é preciso saber aonde ir e com quem conversar. Há muitos casos de jornalistas seqüestrados e até mortos durante as reportagens.

Dentre as dificuldades, o jornalista citou a de encontrar fontes para as matérias. “É difícil fazer as fontes da estaca zero em um lugar que você nunca esteve antes”, disse. Cristiano observou também que é essencial o conhecimento de outras línguas e também de história, principalmente da contemporânea, o que ajuda a entender muito sobre do que acontece na conjuntura internacional.

Sobre a verticalização da cobertura, o sub-editor frisou que há uma visão eurocêntrica do mundo. Segundo ele, se houver um acidente num país europeu com sete mortos e um terremoto no oriente com mais de cem vítimas, o primeiro será manchete.

Cristiano Dias Barbosa começou sua carreira no jornal O Tempo, em Belo Horizonte. Trabalhou nas revistas Vogue, Quatro Rodas, Veja, Trip, Playboy, entre outras. Atualmente, ele é subeditor de internacional do jornal O Estado de São Paulo. 

Consórcio das Universidades
O reitor aproveitou o momento para anunciar que o Governo Federal investirá no Consórcio das Universidades do Sul-Sudeste de Minas R$20 milhões além do que cada instituição já recebe e que a cidade de Caxambú seria a sede administrativa. O consórcio reúne sete universidades federais do estado, a UFJF de Juiz de Fora, a UFV de Viçosa, a UFLA de Lavras, a Unifal de Alfenas, a Unifei de Itajubá, a UFSJ de São João del-Rei e a UFOP de Ouro Preto e tem como objetivo principal facilitar a mobilidade da comunidade acadêmica entre as instituições.


Assista a trechos da palestra aqui.

domingo, 22 de maio de 2011

Curso de Comunicação da UFSJ recebe jornalista internacional

O curso de Comunicação Social da UFSJ recebe na próxima segunda-feira, 23, o jornalista Cristiano Dias Barbosa, Subeditor de Internacional de O Estado de S. Paulo para palestrar sobre sua vivência como jornalista e correspondente internacional. O evento, que também lança a campanha de criação da logomarca da Vertentes Agência de Notícias Regional (VAN), acontece no Anfiteatro do CTAN, às 19h30.

Para compor a mesa serão convidados o Reitor Helvécio Luiz Reis e a Vice-Reitora Valéria Kemp, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Alberto Tibaji, o coordenador do curso de Comunicação Social Jairo Faria Mendes, a professora de Jornalismo Internacional e coordenadora do evento Filomena Maria Avelina Bomfim e a professora de Jornalismo Online Luciene Tófoli, participante do projeto de Agência de Notícias.

Para a professora Filomena Bomfim, a vinda de Cristiano Dias Barbosa é importante, pois ele traz o seu testemunho no Jornalismo Internacional, para que os alunos conheçam a vivência da profissão. “Ele marca este momento, nova fase do projeto de Agência de Notícias, pois é um jornalista falando de sua vivência ao vivo e a cores”, acredita.

O subeditor de Internacional do Estadão, Cristiano Dias Barbosa, também já foi subeditor de internacional da revista Veja, editor da revista Programa (Jornal do Brasil), editor de cultura do Jornal Q! e redator-chefe da revista Trip. Também já escreveu para as revistas Vogue, Viagem e Turismo, Aventuras da História, Quatro Rodas, Vida Simples, Playboy, Capricho, Superinteressante, Criativa, e também foi repórter esportivo do jornal O Tempo, dentre vários outros trabalhos.

O relato das experiências do jornalista será o marco da nova fase do projeto “Agência de Notícias”, inicialmente registrado pelo Departamento de Letras, Artes e Cultura (Delac) e pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) como projeto voluntário de extensão. O projeto, coordenado pelas professoras Filomena Bomfim e Luciene Tófoli, aguarda o resultado da Fapemig para entrar em sua segunda fase.

Vertentes Agência de Notícias

O projeto da Agência de Notícias nasceu de ideias da primeira turma de Jornalismo Internacional, hoje o 5° período de Comunicação Social, e juntando a contribuição de cada um “tínhamos uma matriz interessante”, conta a coordenadora Filomena Bomfim. Apresentado no XVI Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste - Intercom Sudeste na primeira semana de maio, pelo aluno voluntário Paulo Eduardo Assis Maia, o projeto visa criar uma agência de notícias regional, a fim de realizar angulações locais de eventos internacionais ao mesmo tempo em que se coloca em pauta e em circulação mais ampla os materiais noticiosos de ocorrência local.

A Agência de Notícias, que através da campanha de criação de uma logomarca ganhará sua nova identidade, deixará de ser hospedada no site do Jornal das Lajes. Antes acessada no link Agência de Notícias, cordialmente cedido por André Eustáquio e sua equipe do jornal, o projeto ganhará um site próprio. Filomena Bomfim afirma que este momento do projeto, tendo como parceiro o Jornal das Lajes foi muito importante para seu crescimento e consolidação.

Prática de exercícios e alimentação balanceada: fundamentos para uma vida longa e saudável

Ana Pessoa Santos e Ayalla Simone Nicolau
Para o blog Jornalismo Científico

A saúde é um estado de bem estar físico, psíquico e social. Para que uma pessoa tenha uma vida saudável, é preciso que esses três aspectos sejam considerados. Uma alimentação saudável e balanceada, desde criança, contribui para o bem estar físico e é uma grande aliada para viver-se mais, e melhor.
Segundo o pediatra Yuri Caldas, a busca pelo bem estar físico passa por uma alimentação adequada, prática de exercícios físicos e prevenção de doenças através de imunizações (vacinas). Já a saúde física e social pode ser proporcionada para uma criança “por uma família estável, em que o carinho, o amor e o cuidado sejam fatores determinantes nas relações interpessoais”, afirma.
Caldas explica que a alimentação tem papéis fundamentais durante a infância. “A alimentação proporciona os nutrientes que a criança necessita para ter um desenvolvimento adequado, ou seja, para atingir seu potencial genético de peso e estatura; e ajudar na prevenção de doenças”, comenta Caldas.
Como nessa fase as necessidades nutricionais são maiores devido ao intenso crescimento, é importante que a alimentação forneça todos os nutrientes necessários. A nutricionista Fernanda Cipriano afirma que devem ser ofertados às crianças alimentos que contenham ferro, cálcio, zinco e vitaminas, que são elementos importantes para uma vida saudável. “Cada indivíduo deve ter sua alimentação balanceada, uma vez que ninguém tem o organismo igual ao outro, mas uma regra geral é o fracionamento das refeições. As pessoas devem alimentar-se a cada três horas, evitando o consumo de alimentos gordurosos, que podem causar elevação do colesterol, doenças cardiovasculares e obesidade”, ressalta a nutricionista.
Gilmara Santos Antony é mãe de dois meninos e confessa ter muita dificuldade em fazê-los comer na quantidade adequada. “O Ítalo tem 14 anos, está com sobrepeso e come de tudo, mas em grandes quantidades. E o David completou quatro anos e não quer saber de comida, na hora do almoço eu tenho que gritar: Ítalo, para de comer! David, coma!”, conta a mãe, que acha a situação engraçada.
“Os pais devem fazer da comida uma arte, de modo a chamar a atenção das crianças, que ainda estão conhecendo os alimentos”, diz a nutricionista. Ela ainda lembra que “os hábitos e alimentos saudáveis serão aprendidos de acordo com o que os pais comem e colocam na mesa para os filhos”.
A alimentação saudável é importante, mas não é o suficiente. Para manter uma vida saudável, é necessário se exercitar regularmente desde pequeno. A criança pode praticar exercícios físicos a partir dos primeiros meses de vida. A natação, por exemplo, pode ser praticada por bebês, acompanhados pelos pais. “O importante é que as atividades sejam adaptadas à faixa etária de cada praticante e que preferencialmente apresentem um caráter lúdico”, diz Caldas.
A preparadora física Mônica Martins, especialista em fisiologia do exercício e suas prescrições, conta que a atividade física é indicada para o ser humano em todas as idades, e, portanto, deve ser estimulada independente de sexo ou idade. “Basta adaptar à etapa do desenvolvimento e às condições de cada criança, evitando os exercícios de força sem acompanhamento, aqueles que levam a hipertrofia da massa muscular, pois os músculos enrijecidos opõem-se ao crescimento ósseo”, diz. Ela ressalta ainda que só a partir dos 12 anos é que se pode iniciar uma atividade visando resultado.
Para as crianças, segundo a preparadora física, é indicado andar, correr, pular, subir, nadar. Isso deve ser feito através de jogos que visam à coordenação motora. É importante lembrar que a natação, que é uma excelente atividade física, pode não ser indicada, temporariamente, para crianças com rinite-sinusite crônica.
Já para as crianças com sobrepeso, a preparadora física explica que os exercícios recomendados são os de baixo impacto e que não forcem as articulações como caminhadas, natação, hidroginástica, bicicleta e esteira. “O ideal é que as atividades sejam diárias, e acompanhadas por profissionais especializados, respeitando as limitações do excesso de peso”, recomenda Martins. Ela ressalta ainda que as atividades físicas não se limitam a frequentar uma academia diariamente. “Sair a pé, levar o cachorro para passear, evitar o elevador usando mais escadas, caminhar até a banca ou a padaria são exemplos”, explica.

Dicas para uma boa alimentação:
  • É fundamental alimentar-se de 3 em 3 horas. O ideal é comer menos e mais vezes, evitando que o organismo armazene energia para suportar longos períodos em jejum. Para quem fica muito tempo fora de casa, é bom carregar consigo frutas e iogurtes light.
  • Também é necessário conhecer a composição dos alimentos e ler a informação nutricional da hora de comprar. Barras de cereal, biscoitos integrais, bebida à base de soja, sopas light, adoçante e suco de caixinha, não são tão saudáveis como se pensa. Estes alimentos geralmente são ricos em açúcar, sódio e gordura, estando longe de serem produtos que fazem bem à saúde.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

2ª Etapa do Campeonato Mineiro de Karatê Interestilos acontece em São João del-Rei Atletas de todo Estado se reúnem nos dias 21 e 22 de maio

Nos dias 21 e 22 de maio, São João del-Rei irá sediar a segunda etapa do Campeonato Mineiro de Karatê Interestilos 2011. O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo do Athletic Club (Rua Prefeito Nascimento Teixeira, Bairro Segredo) e contará com a presença de centenas de atletas de todo o estado. A Federação Mineira de Karatê Interestilos (FMKI) é responsável pela organização do evento, através da comissão local de academias filiadas, formada pelo projeto “Karatê para todos” e pelas academias KS e Sochin Dojo. O “Karatê para todos” é uma atividade de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei, que está apoiando o evento, juntamente com a Secretaria Municipal de Esportes de Dores de Campos e outros ainda por confirmar.

O Karatê Interestilos surgiu no Brasil em 1994. Até esta época, as federações que existiam no país reconheciam apenas quatro estilos de origem japonesa, mas não as linhagens desses estilos e os desdobramentos filosóficos que envolvem o esporte. Nessa modalidade, todos os tipos de karatê são reconhecidos, desde que cumpram um dos principais objetivos, que é integrar o/a praticante à família e à sociedade. Além disso, a prática do Karatê traz benefícios em termos de condicionamento cardiovascular e muscular, coordenação motora e autocontrole emocional.

Federação Mineira de Karatê Interestilos

Desde 2007, a FMKI trabalha difundindo a prática de diferentes estilos e linhagens do Karatê. Além dos campeonatos, a Federação também realiza cursos de capacitação de professores e exames de faixa preta e grau. A FMKI é filiada à Confederação Brasileira de Karatê Interestilos (CBKI), a qual surgiu com o intuito de reconhecer e aceitar qualquer estilo ou linhagem praticada e ensinada dentro das academias vinculadas às Federações Estaduais e à CBKI. Ela é, por sua vez, filiada à WKC (World Karate Confederation), órgão internacional que possui mais de 70 países membros e representatividade em 5 continentes, bem como à WUKO (World Union of Karate-do Organizations).

Em São João del-Rei, assim como em outras cidades onde a FMKI promove campeonatos, os atletas contam com um sistema completamente informatizado, tendo a exata precisão de pontos tanto do Ranking de Associações quanto das categorias individuais e de equipe. Além disso, a Federação oferece alojamento e lanche para todos os participantes.

Já em 2011 ocorreu a 1ª etapa do Campeonato Mineiro de Karatê Interestilos, realizada em Elói Mendes. Disputada no Ginásio Poliesportivo Mutucão, a etapa reuniu 360 lutadores de 28 academias das seguintes cidades, além de São João del-Rei e da própria Elói Mendes: Varginha, Três Corações, Alpinópolis, Pouso Alegre, Nepomuceno, Lavras, Betim, São Tome das Letras, São Gonçalo do Sapucaí, Passos, Curvelo, Carmo de Minas, Oliveira, Juiz de Fora, Conceição do Rio Verde, Santana da Vargem, Alterosa, Carmo do Rio Claro, Serrania, São João Batista do Glória, Lambari, Uberaba, Uberlândia, São Bento Abade e Alfenas.

Karatê para todos

Coordenado pelo sensei e professor do curso de Educação Física da UFSJ Renato Sampaio Sadi e chefe do Departamento de Ciências da Educação Física e da Saúde, o projeto “Karatê para todos” promove a prática do esporte dentro e fora da universidade. Nas terças e quintas-feiras, praticantes de 5 a 70 anos de idade participam das aulas que acontecem pela manhã e à noite, na Academia do Campus Tancredo Neves (CTAN). O projeto conta com a participação de professores/as, alunos/as e servidores técnico-administrativos da UFSJ, além de pessoas da comunidade externa, sem nenhuma distinção de idade, sexo ou condição física. A equipe do “Karatê para todos” da UFSJ, juntamente com as Academias KS e Sochin Dojo, tiveram destaque nos campeonatos em 2010, consagrando campeões em diferentes categorias.
           
REALIZAÇÃO:
Federação Mineira de Karatê Interestilos

APOIO:
Universidade Federal de São João del-Rei
Athletic Club
Sacolão Center
Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei
Secretaria Municipal de Esportes de Dores de Campos 

Fonte: Assessoria de Imprensa do evento

terça-feira, 17 de maio de 2011

A importância dos cuidados com a alimentação para a prevenção da obesidade

Ana Pessoa Santos e Renato Brunelli
Para o blog Jornalismo Online

Atividade na escola Caminho do Sol com a laranja
Foto: Ana Pessoa
O número de brasileiros obesos tem aumentado a cada ano, segundo o Ministério da Saúde. Atualmente, 15% da população sofrem deste mal. Além disso, as estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 70% das crianças de hoje estarão acima do peso quando adultos, caso não mudem seus hábitos de alimentação. “A obesidade é uma doença crônica definida pelo aumento excessivo de gordura corporal de origem multifatorial”, diz o mestre em saúde da criança e adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professor Benedito de Oliveira Veiga, da Faculdade de Medicina de Barbacena.

Os hábitos das crianças é lembrado pela nutricionista Silvia Aline Furtado como um fator que influencia no aumento de peso.  “O aumento da obesidade infantil acompanha uma tendência mundial de aumento na incidência de sobrepeso e obesidade. Esse fato acontece devido a mudanças no estilo de vida da população, como o maior consumo de alimentos de alta densidade calórica e redução da prática de atividades físicas”, explica.

O pediatra Yuri Caldas acrescenta que “a alimentação tem dois papeis fundamentais durante a infância: proporcionar os nutrientes necessários para o crescimento somático adequado, permitindo que atinjam o seu potencial genético de estatura e peso; e prevenir doenças que podem se manifestar ainda na infância, além de outras que podem ter inicio na infância e se manifestar mais tarde, já na fase adulta”.

A nutricionista ressalta que a adoção de bons hábitos alimentares envolve toda família. “Dessa forma a criança adotará uma rotina alimentar saudável de maneira natural. Uma vida ativa que inclua a prática de esportes e brincadeiras também tem grande importância, já que a maioria das crianças que se apresentam obesas tem relatos de uma vida sedentária”, diz.

Veiga lembra que “pessoas obesas são vítimas em potencial de doenças”. Segundo o médico, “o excesso de peso causa 40% de doenças coronarianas, além dos riscos de hipertensão, dislipidemias, varizes, hérnias com repercussões psicológicas, morte prematura por diabetes, entre outros, diz”.

A dona de casa Janaina Carla Flores Belo Souza tem uma filha de 12 anos que está acima do peso ideal e conta como é difícil fazê-la comer melhor. “Eu tento estimular minha filha a sempre comer frutas e verduras, mas ela sempre come besteira na rua e na escola”. Para ela, “é fundamental toda escola, não só as particulares, terem um nutricionista fazendo o cardápio da merenda”.

A diretora da escola infantil Caminho do Sol, Liliane Aparecida dos Santos Dutra conta que sempre trabalhou a questão da alimentação na escola e tenta estimular o lanche saudável. “Nós estabelecemos junto com as famílias que, toda quinta-feira, as crianças trarão frutas e vamos tentar encontrar uma forma lúdica do consumo da mesma. Além disso, começamos a trabalhar com as crianças maiores, do quarto e quinto ano, o consumo antes das atividades físicas”, diz. Ela ainda ressalta que “é preciso uma campanha muito grande, porque não existe mesmo esse cuidado com a alimentação”, explica.

Ivan Augusto Assunção, diretor administrativo do Centro Educacional Frei Seráfico, que possui turmas do primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, diz que “chegamos à conclusão que o que a gente mais precisa fazer é mudar hábitos alimentares”. Para ele, “o caminho mais viável é fazer um trabalho de orientação e educação das crianças e principalmente dos pais, com a ajuda dos professores”, comenta.

Leis regulamentam o cardápio das cantinas

A lei federal n°11.947, de 16 de junho de 2009, e a estadual n° 18.372, de 4 de setembro de 2009, normatizam a alimentação escolar. Segundo a lei estadual, “os lanches e as bebidas fornecidos e comercializados nas escolas das redes pública e privada do Estado serão preparados conforme padrões de qualidade nutricional compatíveis com a promoção da saúde dos alunos e a prevenção da obesidade infantil”.

Dez passos para uma alimentação saudável

Segundo Furtado, “a alimentação adequada para as crianças é aquela que atende às suas necessidades de energia, proteínas, vitaminas e sais minerais”. Ela ressalta que para isso é necessário “o uso diário de alimentos como leite e seus derivados, carnes magras, ovos, cereais, leguminosas, verduras, legumes, frutas e, em menores quantidades, gorduras e açúcares”, e ressalta que “os pais devem ainda controlar o uso de guloseimas como balas e refrigerantes, para que seu consumo não se torne habitual”.
Com o objetivo de ajudar as pessoas a escolherem alimentos saudáveis na hora de se alimentar, o Ministério da Saúde lançou os “Dez passos para uma alimentação saudável”. Confira abaixo;
1. Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.
2. Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos, como as batatas, e raízes, como a mandioca, nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
3. Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
5. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!
6. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.
8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
9. Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

Fonte: Ministério da Saúde


Veja Liliane Aparecida dos Santos Dutra falando sobre a alimentação e a educação finançeira em sua escola.


terça-feira, 3 de maio de 2011

Sites de compras coletivas regionais fazem sucesso em São João del-Rei

Ana Pessoa Santos e Renato Brunelli
Para o blog Jornalismo Online

Paulo Henrique Fazzion, proprietário do Minas Desconto.
Foto: Ana Pessoa Santos
Os sites de compras coletivas já existem há algum tempo, mas recentemente, empreendedores de São João del-Rei e região começaram a investir neste ramo, enfocando principalmente o mercado local. Atualmente, a cidade possui cinco sites, que oferecem descontos que variam entre 40 e 75% em diversos produtos e serviços. Para a mestranda em Letras,  Hellem Cristina de Oliveira Guimarães, “o grande atrativo das compras coletivas é o excelente desconto oferecido, no entanto, não se pode descartar que a possibilidade de conhecer lugares novos também é bastante interessante”.
“As compras coletivas possibilitam que mais pessoas frequentem estes estabelecimentos e assim acabam divulgando seus negócios”, diz a economista Daniela Almeida Raposo Torres. Paulo Braga, proprietário da academia Performace, comenta que “o fato dos sites estimularem o comércio e a inclusão de pessoas que estão fora do mercado, chamou muito a atenção”. Ele conta ainda que “repetimos a promoção porque tivemos um retorno muito grande”.
Paulo Henrique Fazzion, proprietário do um dos sites que atuam em São João del-Rei, o Minas Descontos, conta que a adesão foi melhor do que o esperado, mas que ainda existe o medo da compra pela internet. “Tivemos algumas vendas que as pessoas não chegaram a finalizar, pois não efetuaram o pagamento”, diz. Já Isabel Braga, relações públicas do Clube Real, conta que a equipe encontrou resistência por parte dos fornecedores, mas que aos poucos estão conseguindo mudar esta visão. “Muitos enxergavam a possibilidade de parceria como prejuízo e não como oportunidade e investimento em marketing”, diz.
Guimarães, que comprou uma pizza e um crepe em uma oferta no Alkateia, acredita que “as pessoas que oferecem esses serviços preocupam-se em tratar muito bem seus clientes para torná-los assíduos”. Sobre o atendimento, Torres ressalta que “os estabelecimentos devem ficar atentos a atender bem este público, pois a propaganda boca a boca vale muito mais do que qualquer outra”.
Apesar das vantagens oferecidas pelas compras na internet, “o consumidor deve sempre atentar para a loja que coloca o produto/serviço à venda; procurar saber se o site é confiável, se há endereço (físico) da empresa, telefone, CNPJ; a forma de pagamento, evitando fornecer dados do cartão de crédito, senhas bancárias”, diz a defensora pública Luciana Mourão Rezende. Ela ainda adverte que os estabelecimentos “devem analisar se o site de compra coletiva é confiável e se existem outras empresas participantes conhecidas”.
 “Caso o consumidor adquira um produto ou contrate um serviço e não o receba, deve, em primeiro lugar, entrar em contato com a empresa, preferencialmente pela via escrita (e-mail, carta) para reclamar diretamente e caso não obtenha resposta, deve procurar os Juizados Especiais para exigir o produto/serviço ou o dinheiro de volta, cumulado com indenização” diz Rezende. Ela ainda ressalta que “para valores de até 20 salários mínimos, o próprio consumidor poderá efetuar a reclamação, independentemente de Defensor Público ou advogado, nos termos da lei 9.099/95”.

Compras Coletivas
Os sites de compras coletivas surgiram em 2008 nos Estados Unidos, mas só chegaram ao Brasil em 2010, através das ações da empresa americana Groupon, que começou atuando em São Paulo. Oprimeiro site totalmente brasileiro foi o Peixe Urbano que já exerce suas atividades em mais de 80 cidades. Hoje, existem também os sites agregadores, que reúnem as informações das ofertas dos principais sites de compras coletivas, facilitando a visualização pelos clientes.
Logo após a negociação com os parceiros, a oferta é disponibilizada no site por tempo determinado. É informado ao consumidor o produto ou serviço oferecido, o preço, o desconto e o tempo de validade do cupom, além de outras informações importantes. Depois que a pessoa efetua o pagamento, ela recebe um cupom ou um código, que deve ser levado ao estabelecimento, quando for utilizar o serviço ou retirar o produto adquirido.
A divulgação das ofertas geralmente é feita através de redes sociais como Facebook, Twitter e Orkut, além do envio de newsletter para o e-mail das pessoas cadastradas. Isabel Braga conta que “buscamos, a cada dia, fortalecer os meios de divulgação existentes e agregar novos meios, para, a cada dia, alcançar mais usuários e parceiros”.
Os produtos variam, assim como os descontos. São oferecidos tratamento dentário, porções em bares e restaurantes, diárias em hotéis e pousadas, lavagem de carro, curso de inglês e serviços em salões de beleza, entre outros.
A estudante de Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei Raquel Ramos fala da sua experiência em um site de compras coletivas:


segunda-feira, 2 de maio de 2011

#ficadica: Site Livros LabCom

Hoje vim indicar um site que conheci através da Vanessa Maia, minha professora.
O Livros LabCom, que disponibiliza vários livros de jornalismo em pdf para download.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...