Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Barbacine 77: exibição gratuita de filmes

Ana Pessoa Santos e Renato Brunelli
Para o blog Jornalismo Online

O Coletivo 77 para quinzenalmente na Fundação Municipal de Cultura de Barbacena (Fundac), abre suas portas e convida a embarcar na sua viagem cultural e artística através do Barbacine 77. No último encontro na quarta-feira (6), foi a vez da exibição e discussão do filme Persona, da década de 60. A escolha não foi por acaso. O diretor, Ingmar Bergman, é o tema da vez. Na próxima quarta (20), será exibido Gritos e Sussuros.

O Barbacine 77 é um cineclube que promove a exibição gratuita de filmes quinzenalmente. “Inauguramos o Cineclube dentro da Fundac em uma parceria com eles. A Fundação cede o espaço montado, e nós trazemos o pessoal, os filmes e divulgamos” diz Fred Furtado, diretor grupo. Para Eduardo Henrique Siqueira Santos, presidente da Fundac, “o Coletivo 77 é um grupo que tem quase dois anos e está tendo uma ascensão muito rápida”.

A enfermeira Yara Fraga dos Santos conta que conheceu “o Coletivo 77 no Festival da Loucura de Barbacena. Depois fiquei sabendo do Barbacine e do Clube de Leitores 77. Achei sensacional a ideia de abrir um espaço gratuito para a exibição de ótimos filmes de diretores maravilhosos. É um espaço aberto a população da cidade. É a democratização na sua tradução mais bonita", avalia.

Coletivo 77

Assim como um coletivo, que transporta várias pessoas a lugares diferentes, o grupo, que nasceu em 2009 da reunião de pessoas de Barbacena ligadas a trabalhos artísticos e culturais, tem pegado e deixado gente, com algumas pessoas que nunca perdem a viagem, seguindo sempre seu caminho.

Depois de rodar por muitos lugares no Brasil, Furtado decidiu convidar algumas pessoas para conversar sobre a sua intenção de formar um grupo cultural. O mesmo seria dividido em pelo menos duas equipes: uma de produtores culturais multidisciplinares capazes de sugerir ideias, escrever projetos, propor mecanismos de incentivo e executar estas ações; e outra, de produção audiovisual. “Meu sonho enquanto construção é poder trabalhar cinema mesmo aqui em Barbacena, na proporção que for possível” relata o diretor.

Para formar essa equipe e embarcar nesse Coletivo, o diretor procurou pessoas tanto com afinidade profissional quanto por afinidade pessoal. Uma série de coincidências e de conjecturas marcou os convites. “Eu fui chamando quem eu achava possível ter o interesse e o entendimento da proposta” diz. Dentre essas pessoas está Marcos Farias, responsável pela comunicação, que já tinha um convívio de aproximadamente quatro anos com Furtado em um grupo cultural, e Maristela Guedes, artista plástica.

O trabalho possibilita uma movimentação cultural em Barbacena, a partir do momento em que leva pessoas de outras cidades para se apresentarem no município e artistas barbacenenses para outros lugares. O projeto faz parte do Circuito Fora do Eixo, que interliga 73 conjuntos por todos os estados do Brasil. “Para mim a importância é que o Coletivo é um grupo que agrega vários tipos de artes. Dentre seus membros estão atores, artistas plásticos e escritores”, explica Santos.

Fred Furtado comenta o cenário cultural de Barbacena.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...