Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Projeto estimula reciclagem em São João del-Rei


Divulgação
Diminuir o volume de lixo enviado aos lixões e aterros, além dos impactos ambientais causados pelos resíduos, gerar receita para a Associação dos Catadores de Material Reciclável de São João del-Rei, auxiliar projetos de Organizações Não Governamentais (ONGs) da cidade e formar profissionais com consciência ambiental. Esses são os objetivos do projeto República Sustentável, que está desenvolvendo projetos relacionados à reciclagem do lixo. Na última quinta-feira, 10, 19 litros de óleo foram recolhidos em repúblicas na cidade. No total são 25 casas cadastradas e, segundo o estudante de Engenharia de Produção e idealizador da iniciativa, Marco Túlio Guimarães Freire, a intenção é recolher mais 21 litros nos próximos dias. “Ainda não passamos em todas. Dividimos em duas datas”, disse.
Ele contou que sua intenção no início era produzir telhas a partir de embalagens longa vida. “Fui em busca de um meio para obter as mesmas e assim surgiu a ideia de recolher o lixo nas repúblicas. Pesquisando mais a fundo descobri que São João del-Rei não tinha coleta seletiva e que o material recolhido nas lixeiras coloridas era todo misturado após o caminhão passar. Escrevi um projeto piloto e apresentei à RUA (Repúblicas Universitárias Associadas). Gostaram da ideia e pediram para que eu formasse uma equipe”, disse. Sendo assim, os estudantes de Economia Ana Luísa Ferraz e Thiago Félix, e o aluno de Engenharia Elétrica Eduardo Lazzarini foram convidados para integrarem a equipe do projeto, que tem a RUA como parceira.
Segundo Ana Luísa, a ideia é fazer a partir do próximo ano uma competição entre as repúblicas. “Vamos colocar lixeiras de coleta seletiva naquelas que quiserem participar. Toda semana recolheremos o lixo separado, além disso, iremos olhar a economia de energia pela conta de luz. De acordo com as ações, cada república receberá uma pontuação. A cada dois meses vamos premiar as cinco com maior pontuação”, comentou.
Segundo Marco Túlio, a equipe está trabalhando na arrecadação de dinheiro para comprar as lixeiras que serão instaladas em todas as repúblicas que se cadastrarem. “Estamos fazendo também um estudo de viabilidade e orçamentos para ver qual a melhor maneira de recolhermos o lixo, que será doado para a Associação dos Catadores de Material Reciclado de São João. Eles irão repassar o lixo para a reciclagem e, dessa forma, gerarão renda”, contou o idealizador do projeto.
Enquanto isso, ações como recolhimento de óleo de cozinha já estão sendo realizadas. “Já fizemos as inscrições das repúblicas participantes e, toda semana vamos recolher os óleos, que devem ser acomodados em garrafas pets. O material será destinado para uma ONG são-joanense que fabrica sabonetes”, disse Ana Luísa. Segundo ela, quem quiser ainda pode se inscrever através do e-mail projetorepublicasustentavel@gmail.com, mandando o nome da república, o endereço, o número de moradores e o responsável.
Os panfletos distribuídos na universidade também serão aproveitados. Eles serão destinados à confecção de produtos artesanais. “Pretendemos fazer bloquinhos de anotação, porta-retrato e caixas de presentes, porém ainda precisamos encontrar parceiros que confeccionem os produtos. Enquanto isso, já recolhemos um pouco de flyer e, junto com folhas do Xerox que seriam descartadas, estamos fazendo caixas para colocar nos pontos de coleta de pilhas e baterias”, contou Freire.
Segundo ele, ainda há a intenção de produzir as telhas, que devem ser de boa qualidade e baixo preço. “Esse processo é muito interessante pois iria substituir as telhas de amianto, que têm tendência de sair do mercado, uma vez que seu manuseio é cancerígeno. Apesar disso, esse processo não está em um futuro próximo, pois estamos focalizando por enquanto a forma de recolher o material reciclável nas repúblicas ”, disse.

Parceria
Segundo o presidente da RUA, Luiz Henrique Ésper, em uma assembleia da associação surgiu a ideia de reciclar o lixo produzido pela repúblicas. “Ficamos sabendo que o Marco Túlio tinha um projeto neste sentido, então procuramos ele”, disse.
Para Ésper, a ação é de grande importância. “Além de ajudar os catadores de lixo, estamos ajudando a sociedade local onde nós, republicanos, estamos inseridos. Dessa forma estamos também desenvolvendo o pensamento sustentável nos universitários. Nossa geração herdou um planeta sem responsabilidade ambiental. Temos por obrigação mudar essa situação. Se cada segmento da sociedade tiver esse pensamento, conseguiremos tornar as pessoas mais responsáveis”, disse. E completou. “Estamos tentando ser agentes de mudança e esperamos que a iniciativa mostre aos órgãos competentes de São João del-Rei que iniciativas como esta são viáveis. Queremos também que a população são-joanense adote a ideia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...