Páginas

domingo, 18 de outubro de 2009

Comparação da atuação dos jornalistas nos filmes "O custo da coragem" e "Todos os homens do presidente".

Ficha técnica "O custo da coragem"

Título original: Veronica Guerin
Diretor: Joel Schumacher
Gênero: Drama
Duração: 98 min
Ano: 2003

Ficha técnica "Todos os homens do presidente"

Título original: All the president´s mens
Diretor: Alan J. Pakula
Gênero: Drama
Duração: 138 min
Ano: 1976

Os filmes “O custo da coragem” e “Todos os homens do presidente” são baseados em fatos reais e tratam de jornalistas que decidem fazer investigações por conta própria. No primeiro, Verônica Guerin averigua o crime organizado em Dublin na Irlanda e publica as informações que consegue no jornal Sunday Independent, onde trabalhava. No segundo, Carl Bernstein e Bob Woodward conduziram investigações por dois anos sobre o arrombamento de um dos prédios do complexo Watergate, onde era a sede do comitê do Partido Nacional Democrata dos Estados Unidos, o que mais tarde resultaria na renúncia do então presidente Richard Nixon.

Os jornalistas não mediram esforços para levar informação ao público. Para isso, eles passaram a exercer a função de investigar os fatos se sobrepondo às autoridades. Verônica inclusive arriscou a vida de sua família e sofreu atentados, um deles fatal, por buscar mais fatos sobre o tráfico de drogas para publicar.

Ao comparar os dois filmes, percebemos como a atitude dos jornalistas foi diferente no que diz respeito à apuração das informações. Verônica Guerin publicava os fatos sem confirmar se realmente eram verdadeiros. Já Carl e Bob só publicavam algo depois que eles mesmos corriam atrás de provas concretas, depois de irem atrás de várias pessoas e conseguirem provar que realmente o furo era verdade. Podemos dizer que os jornalistas de “Todos os homens do presidente” foram mais cautelosos ao publicar as informações, fazendo apurações mais precisas.

Em relação às fontes, Verônica protegia suas fontes não publicando-as, o que fazia com que ela falasse por si só,
enquanto Carl e Bob publicavam seus informantes, dando mais credibilidade às suas notícias. Quando uma fonte pedia sigilo, eles procuravam outras fontes que davam a mesma informação. Em alguns casos, essas novas fontes eram indicadas pela pessoa que pediu sigilo. Com isso, eles resguardavam a pessoa.

Em “O custo da coragem”, Verônica Guerin acaba sendo assassinada pelas pessoas que ela investigava. Depois disso, ela virou uma heroína e acabou conseguindo que as autoridades Irlandesas tomassem providências contra o tráfico de drogas
em Dublin. Os culpados foram presos e depois de um ano do seu assassinato, o índice de criminalidade caiu 5% naquele país.

Já em todos os homens do presidente, os jornalistas acompanharem o processo e não apenas o momento do arrombamento e perceberem manifestações de corrupção. Eles começaram publicando matérias na primeira página e depois passaram para as páginas internas e só voltaram para a primeira página quando ocorreu a renúncia do presidente Nixon.

Com base nos filmes, podemos analisar a conduta dos jornalistas em vários aspectos e compará-las observando diferentes modos de agir em situações semelhantes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...